quarta-feira, 26 de junho de 2013

Primeira "revisão"

Quando no passado sábado fui buscar o avião, já sabia que devido a constrangimentos da loja, não traria a full package acordado com a mesma, nomeadamente a instalação de um kit tubeless nos pneus rocket ron 2,25.
Na altura não fiquei de todo chateado, pois assim até foi possível experimentar logo a bike no fds não tendo que esperar mais alguns dias... Ficou logo acordado com a loja que durante esta semana levaria a bike para a referida instalação do kit tubeless e afinações ou situações a corrigir após o test drive da estreia que relatei no artigo anterior !

Pois bem, hoje levei a bike com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1
Instalação de um kit tubeless nos pneus. As minhas rodas DT Suiss já são tubeless ready assim como os pneus, pelo que a instalação consiste em colocar fita apropriada por dentro da roda por causa dos "ilhoses" dos raios, assim com um liquido selante e válvulas especiais que permite adaptar desta forma as rodas, de modo a que não seja preciso câmaras de ar !
Os objectivo com este primeiro upgrade  são essencialmente dois:
- redução do peso - e aqui é onde "se sente" mais ! É o chamado peso rolante. Estou a contar retirar pelo menos 250 gr !
- redução de probabilidade de ocorrência de furos - do que li estes pneus são bastante propensos a furos pelo que sendo tubeless (sem câmaras de ar) reduzimos a probabilidade de furos. Isto não evita que não tenha que se levar uma câmara de ar no camelbak!
Mas não há só vantagens em usar tubeless
...mas sobre essa temática ficará para um posterior artigo depois de ter formado uma opinião mais fundamentada na minha própria experiência (após alguns valentes km's em vários tipos de terreno...)

Ponto 2
Colocação de uma proteção no quadro - basicamente é uma película transparente autocolante que se coloca na parte debaixo do quadro que evita alguns riscos / toques de pedras o que num quadro de carbono é aconselhável

Ponto 3
Afinação das mudanças da frente - na volta de estreia que fiz, deu logo para perceber que não estão ok, especialmente a mudança do carreto do meio para o maior - deve ser algo simples de resolver

Ponto 4
Ajustamento do selim - o selim é tramado ! Fininho, rijo... Ui! Vai baixar um mm a parte da frente. 
Para além disso e para não trocar já o selim, fui aconselhado pelo F. (o vendedor da loja - muito simpático e prestável, diga-se...) a investir nuns calções com umas proteções melhores dos que costumo usar - uns da decathlon! Saí da loja com uns novos calções de lycra que até nem foram muito caros  e que tem umas esponjas totalmente diferentes dos da decathlon... O tempo o dirá se foi um boa compra ! Depois darei novidades sobre este tema ! :)
Tenho sempre a opção de colocar o selim que tenho na outra que parece ser bem mais confortável.
 
Ponto 5
Sensibilidade da suspensão - na volta que dei pareceu-me que a suspensão da frente- uma rock shox sid, deveria ser um pouco mais sensível - será que tinha pressão a mais !? Eles ficaram de ver o rebound daquilo e afinar dentro do que expliquei... 

Ponto 6
Pneu da frente faz barulho a rolar - parece que toca nas pastilhas do travão. Curiosamente hoje não fazia nenhum barulho e que pode ser uma travagem mais forte que aquilo não fica ok ou de mal apertadas as rodas....Mas eles disseram que iam verificar...

Daqui a 2 dias irei buscar a bike (aka avião) para no fim de semana dar mais umas voltinhas ! Oh yeah ! :)

Ah e esta "revisão" não conta como primeira revisão ! 
Essa primeira está incluída até 30/09.

PS : Reminder - ver se não me esqueço de pesar a bike lá na loja quando a for buscar! Objetivo: menos de 11 kg já com os pedais de encaixe - que são uns shimano spd 540 - fraquinhos... Fraquinhos... E pesadotes... Hum... Será que estou a vislumbrar mais um upgrade !? :) 

Abraços e boas pedaladas !

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