segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Maratona ATV55

No passado domingo fiz a maratona ATV55 na zona de Torres Vedras.

A prova a que me inscrevi teve uma distância de 60 km's e um desnível de mais de 1200 mts, com partida e chegada no parque da Várzea de Torres Vedras.


O percurso estava muito bem assinalado e era caracterizado por estradões rolantes, single tracks, descidas muito boas e também umas subidas valentes, com dois postos de abastecimento (aos 22 kms e aos 42).

É como correu a minha prova ? Correu muito bem principalmente, porque:

1. Terminei a prova

2. Não caí e não me aleijei


Eu e o meu grupo de amigos (+4) saímos quase do fim do pelotão que era constituído por mais de 450 participantes divididos para as maratonas de 35 e 60 kms, sendo que a mais de 300 foram para a de 35!


No início arranquei tranquilo tentando aquecer as pernas um pouco e ganhando algum ritmo no percurso ainda dentro da cidade de Torres Vedras. Logo aí se percebeu que muitos participantes iam num espírito competitivo e com ritmos muito altos...ao fim de alguns kms e vendo que não iria conseguir "apanhar" um dos meus amigos abrandei o ritmo, pois ainda havia que poupar energia para os muitos kms que vinham aí!


Até ao primeiro abastecimento (22 kms) fui com muitos participantes sempre no meu ritmo e nunca no limite aproveitando os trilhos rolantes e as paisagens muito bonitas. 

Depois ao chegar ao primeiro abastecimento, bebi uma bebida energética, abasteci o bidon de água e comi uma banana e decidi telefonar para 3 dos meus amigos que vinham mais atrás - com 3 kms de distância atrás. 

Agora percebo que não devia ter esperado, pois arrefeci, quebrei muito o ritmo e perdi mais de 15 minutos parado à espera deles...

Depois do abastecimento fomos uns kms juntos, mas depois comecei a ficar stressado pois pensava que havia um tempo limite para chegar a uma aldeia que ficava situada a 30 kms... E comecei a acelerar e a tentar ganhar novamente algum ritmo... Obviamente que rapidamente deixei de ir com eles e segui a partir daí quase todo o percurso quase sozinho...

No km 32 ou algo do género, apareceu uma placa a dizer "subida da morte" ! E foi mesmo uma subida tramada... Longa... E dificil... Ao chegar lá acima perto de umas ventoinhas decidi beber um bom bocado de água e comer 2 figos que tinha levado, que me ajudaram a ganhar forças...

Até ao segundo posto de abastecimento (42 kms) foi num instante com descidas muito boas... Depois já com bastante cansaço acumulado ao km 51 ou algo de género aparecem umas subidas paralelas à A8, que já não estava à espera de serem tão duras... Até podiam não ser nada de especial, mas naquela fase da prova já ia cansado e aquelas subidas custaram - ainda tive que ir desmontado umas dezenas de metros... :(

Antes de chegar a torres Vedras havia uma descida brutal e muito fixe mas onde era preciso estar atento para não cair...

Gostei bastante da organização, da fabulosa sinalização de todo o percurso, dos abastecimentos, dos trilhos variados... 5 estrelas ! A posição em que terminei, não interessa! :)


Ao regressar a casa de uns familiares numa aldeia perto de torres, caiu uma tromba de água brutal e fico molhado que nem um pinto! :) Mas não me importei nada... Ia na descontra com sensação de "dever cumprido", a levar com aquela chuva imensa, a cantarolar e a sorrir! :)

O almoço que se segui, e já depois de banho tomando, na casa dos meus familiares, soube maravilhosamente! :)

Abraços e boas maratonas !

Ps: a próxima é a de Santarém! :)

1 comentário:

  1. Fixe! Até curtia experimentar... Tens mais alguma em agenda? Diz qq coisa para irmos juntos...
    abraço

    ResponderEliminar