sexta-feira, 22 de maio de 2015

Alvalade x Porto Covo

 Este ano tal como tinha dito aqui, um dos meus objetivos era fazer o mítico e muito concorrido raid Alvalade x Porto Covo. Assim sendo, logo que abriram as inscrições há uns meses atrás inscrevi-me logo mas só para a ida até Porto Covo num total de 70 kms. 
O percurso bastante plano com um desnível de pouco mais de 600mts sai da pacata localidade alentejana de Alvalade e termina em Porto Covo - isto para os meninos como eu, pois para muitos inclui a volta de novo para Alvalade, num total de 120 kms. 

O dia começou cedo.... Bem cedo... Eu e mais um amigo combinamos ir cedo para lá estar antes das 8:30 para levantar os dorsais... Mas logo aquela hora da manhã deu para perceber que ia estar muito calor!
Na auto-estrada da A2 era uma autêntica romaria para Alvalade. Quase todos os carros levavam bikes - este ano os inscritos eram mais de 2500 !
Ao chegarmos a Alvalade levantamos os dorsais e os brindes (que incluía uma garrafinha de branco!) e na partida deu para perceber a imensidão de bttistas. 

E como correu o raid!? Correu bem mas foi durinho pelas seguintes razões:
- calor
- muito pó e terra ao longo do percurso
- a minha suspensão não estava boa pelo que a posição de condução não era a melhor pois ia mais deitado porque a suspensão tinha menos 4 cm/s de curso e não estava a funcionar como deve ser. 

Ao longo do raid de 70 kms houve 3 abastecimentos e ainda bem pois com o calor e pó era só beber água. Acho que passados 2 dias ainda estava com pó na garganta ! :/ na zona da barragem aos 40 kms aprox. a já mítica paragem de abastecimento com direito a sandes de carne assada e foi à altura ideal para mim que já ia cansado para descansar um pouco e beber líquidos e comer a bela da sandes. 

Nessa zona aproveitei também para me colocarem um pouco de óleo na corrente que com o pó e terra já rangia imenso!
Depois da zona de abastecimento na barragem começou a zona mais durinha  com algumas inclinações culminando numa subida que acho que ninguém conseguia subir aquilo sem ser à mão. A dureza da subida foi compensada por uma bonita paisagem já a ver o mar dando animo pois já não faltava muito para chegar a Porto Covo. 

Já com vista para Porto Covo e para a ilha do pessegueiro existiam uns estradões de areia intermináveis que custaram um pouco pois o corpo já ia muito "massado".
No final em Porto Covo, ainda tivemos que subir uma subidinha do Porto de abrigo até à vila. Muitos bttistas agarrados às pernas já completamente presas! :)

Após a confusão de um duche à pressa, fomos almoçar já com a família e ainda deu para ir à praia de Melides - e o meu filho bem que gostou de ir à praia com a sua amiguinha M. :)
Estave-se bem na praia. Muito bem !
Um dia diferente, cansativo, mas muito bem passado!

Abraços e bons raids na companhia das famílias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário