terça-feira, 26 de abril de 2016

Maratona TascaDuXico

Incentivado por amigos que já tinham ido a esta maratona, inscrevi-me este ano no famoso evento TascaDuXico com sede na localidade do Pinhal Novo e com incursões à maravilhosa serra da Arrábida.

E desta vez inscrevi-me na modalidade maior - 70 kms com 1500D+ !
Dois dias antes, devido às condições meteorológicas (chuva nos últimos dias) a organização reduziu a distância para os 60 kms (tendo reduzido o desnível também).


Cheguei ao Pinhal Novo cedinho já com o dorsal que o tinha recebido na loja Kombina no Parque das Nações.
Logo ali deu para perceber que a organização era boa - comida e bebidas para o pequeno almoço de todos os participantes; divisão das provas meia maratona e maratona por blocos e a meia partia 30m depois.
O tempo, comparado com os dias anteriores estava maravilhoso - não muito frio e sol com algumas nuvens! :) Enquanto esperava já na zona dos atletas da maratona, comecei a sentir-me algo deslocado, isto porque, era só pro's! E quase tudo com grandes bikes e quase todas roda 29!

Ali estava eu e mais uns poucos que não chegava à dezena com as suas roda 26! :)

A prova começou às 9h e começou com um carro da organização ainda dentro da localidade do Pinhal Novo que só saiu já nos estradões de terra. Quando o carro saiu, a malta começa a acelerar de uma maneira e confirmou o que já tinha pensado na zona de partida - há ali malta que vai para a competição a sério! :)

Os primeiros kms foram percorridos nesses estradões de terra a alta velocidade e com nenhum desnível. Foram mais de 12kms nesse tipo de percurso sempre com médias elevadas devido à cadência que eu impus e que contribuiu logo para pulsações elevadas. Antes das dificuldades já quase em Palmela já havia um abastecimento de líquidos e sólidos (já se faziam as bifanas... :)).
Este primeiro abastecimento foi só pegar em meia banana e colocar um pouco de água na garrafa e siga... depois começaram as dificuldades - subidas e mais subidas e como o terreno estava escorregadio nas descidas era preciso muito cuidado para a bike não fugir - em algumas zonas parecia patinagem!

Na serra da arrábida acabei por andar quase sempre sozinho - isto porque os pro's já iam mais à frente e os da meia maratona acabaram por fazer um percurso bem diferente dos da maratona. A serra da arrábida é muito bonita e passei por trilhos e tipos de terreno bens diferentes. No decorrer da prova comecei aos poucos a quebrar e a perceber que ia ser um grande empeno. As subidas eram dolorosas e algumas tinham que ser feitas com a bike à mão... até que aos 40 e poucos kms vieram as câimbras... e eu já tinha metido um gel para ver se não quebrava, mas nem mesmo assim... :(

Aquilo começou a ser um replay da prova da Lousa - Carcavelos...
... mas que grande empeno... e o grande empeno culminou com uma subida para o castelo de palmela - trilho "a romana"! que subida mais tramada!!! o início da subida foi feita a pé e com imensas dores nas pernas devido às câimbras... depois lá segui devagar na "avózinha"... devagar, devagarinho...
No final da subida estava o último abastecimento... e que bem que soube este abastecimento!
Ainda havia malta da meia maratona e ouvi comentários dessa malta: "Eu só saio daqui quando não houver bifanas!" ... :) Há malta que vai para estas provas só para a comida e bebida!!! até havia vinho!
Depois de também ter comido uma bifana que soube muito bem, "restava" o regresso ao Pinhal Novo, novamente sempre pelos estradões de terra e já deixando para trás Palmela. O regresso foi surpreendente pois consegui impor cadencias elevadas a alta velocidade.
Terminei com um tempo de 4h32m...
...mas que grande empeno! :)

A organização ?! Excelente! 5 estrelas! Sempre pessoal nos cruzamentos a parar o transito; os abastecimentos com tudo; bem sinalizados os trilhos e no final bebidas e comida e lavagem das bikes em condições (e bem que precisava da lavagem, pois havia bastante lama...).
Das melhores organizações de provas que já fui...

abraços e até para o ano! ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário